Como Escolher Meu Caiaque de Pesca

Introdução:

Quando estamos prestes a entrar no mundo dos caiaques de pesca, geralmente nos vemos em certas dificuldades para conseguir realizar a melhor escolha possível. Tendo em vista que atualmente temos mais de 50 modelos nacionais de caiaques de pesca, das mais variadas formas e tipos, acabamos ficando por longas horas escolhendo e pesquisando, e no fim, ainda assim, escolher o modelo errado, torna-se muito comum.
Dessa maneira, decidimos trazer esse material para fornecer a você, amigo pescador, um guia completo de como irá realizar a escolha correta de seu caiaque de pesca. Para isso, classificamos alguns tipos de caiaques nacionais como adequados ou inadequados de acordo com algumas questões importantes. Essas questões vocês irão ler logo a seguir em formas de perguntas:

- Aonde vou pescar?
- Caiaque Duplo ou Individual?
- Remo ou pedal?
- Qual meu porte físico?
- Quanto pretendo gastar?

Essas perguntar foram colocadas nessa ordem porque funcionam como um funil, levando a pessoa a poucas possibilidades acertivas para a escolha. Vamos inicar agora as respostas sobre os respectivos temas:

- Aonde vou pescar?
No Brasil, existem diferentes ambientes aquáticos: como por exemplo: rios, reservatórios, lagoas, manguezais, praias, costeira e mar.
Em rios, o caiaque correto tende a ser de tamanho pequeno/médio, isso porque mais agilidade e velocidade são importantes nesse tipo de ambiente, tendo em vista que o pescador muitas vezes precisa subir a correnteza ou desviar rapidamente de algum obstáculo, quando estiver descendo a correnteza, por exemplo. Além disso é comum a pessoa precisar arrastar o caiaque na mata e/ou carregar de um lugar para o outro, um caiaque pequeno/médio possibilita esse tipo de transporte.
O uso de caiaques a pedal em rios só é interessante quando a pessoa conhece muito bem o fundo e o rio. Isso porque caiaques a pedal não possuem grande agilidade e a hélice ou barbatana acaba ficando muito exposta a impactos por pedras ou qualquer estrutura submersa, esse problema é ainda agravado pelo fato de que na correnteza, geralmente o caiaqueiro alcança uma velocidade considerável.

Em reservatórios, lagoas e manguezais:
Esse tipo de ambiente não costuma ser um fator de decisão do modelo a ser adquirido.

Praias, costeira e mar:
Esses ambientes possuem peculiaridades de alta incidência de vento, correntes e ondas, além disso, geralmente de águas profundas. Nesse tipo de ambiente, reinam caiaques a pedal, caiaques esses, que, por possuírem, geralmente grande capacidade de carga, espaço interno, estabilidade e bom rendimento, fornecem ao pescador segurança para se manter longe de arrenbentações, vencer as correntes, e o vento. Por isso são os caiaques mais seguros para esse tipo de ambiente que pode ser considerado por muitos como sendo perigosos. 

- Caiaque Duplo ou Individual?
Obviamente quando se pensa em pescar com algum parceiro, seja quem for, o interessado em adquirir um caiaque de pesca pensa em um caiaque duplo, no entanto, é comum surgir a dúvidas sobre se o caiaque vai atender bem, fornecendo segurança, conforto e agilidade para que a pescaria seja efetuada com sucesso.
Esse tipo de caiaque, por apresentar tamanho avantajado é muito estável e seguro, em todos os modelos de caiaques duplos, a pescaria individual é possível.
Os caiaques duplos podem ser utilizados em qualquer ambiente, desde rios a mares.
A principal desvantagem do caiaque duplo é que o espaço acaba sendo pequeno para duas pessoas pescarem com iscas artificiais (risco de enroscar a isca no parceiro, pela proximidade e grande número de arremessos), dessa maneira, esse tipo de pescaria não é muito recomendado nesse tipo de caiaque (isso não é regra).
Os caiaques duplos são excelentes para a pescaria apoitada ou de espera, fornecendo uma experiência de pesca muito agradável junto a algum parceiro.
Além disso, esse tipo de caiaque, por apresentar tamanho avantajado e grande estabilidade, aceitam muito bem motores.

- Remo ou pedal?
Aqui está outra dúvida cruel que assombra os futuros caiaqueiros.
O caiaque a pedal chama a atenção por ser mais sofisticado e possibilitar ao pescador uma experiência de pesca mais confortável, tendo em vista que nesse tipo de embarcação, o pescador fica com as mãos livres enquanto o caiaque é movimentado com os pés. Isso possibilita algumas atitudes vantajosas, enquanto o caiaque é pedalado, como por exemplo: arremessar, trabalhar isca, brigar com o peixe, servir uma bebida e usar o celular, por exemplo.
Além disso, o caiaque a pedal tende a ser maior e isso é possível graças a esse tipo de propulsão que faz com que o caiaque não perca muito em velocidade em decorrência do tamanho avantajado, ou seja, caiaque a pedal é mais largo e mais estável e isso fornece maior segurança, além disso, possui uma maior capacidade de carga (não é regra). 
Por outro lado, o caiaque a remo tende a ser menor, para possibilitar uma boa remada sem perder muito em velocidade. Pelo fato do caiaque ser menor, se constitui em menor quantidade de material e isso resulta em: preço inferior, agilidade, leveza.
Outras grandes vantagens do caiaque a remo são as seguintes: possibilidade de pescar ou se locomover em cima de vegetação alagada, áreas rasas, áreas com pedras ou tocos submersos e etc.

- Qual meu porte físico?
Essa pergunta é interessante, pois é um fator limitante na escolha de alguns caiaques.
Caiaques pequenos ou estreitos como o Tuna Pro, Lontras Pro Fish e Hunter Fishing Up não são adequados para uma pessoa com porte físico de mais de 100 kg e 1,90 m de altura, por exemplo. Nesses tipos de caiaques menores, o uso por pessoas grandes ou pesadas pode ser comprometido, pois o caiaque perderá a qualidade de sustentação e navegação, fornecendo assim um grande risco de virar a qualquer descuido do pescador. Além disso, a pescaria em pé fica totalmente prejudicada, dessa maneira, para pessoas de grande porte, o recomendado é sempre escolher caiaques de porte médio a grande.

- Quanto pretendo gastar?
Após toda a leitura anterior, com certeza o futuro caiaqueiro já saberá mais ou menos quais modelos irão se adequar à realidade de pescaria que deseja fazer.
Agora resta olhar o orçamento, escolher o caiaque conforme as condições finaneiras e ser feliz com o novo sonho de consumo de todo pescador.

Se ainda lhe restar alguma dúvida sobre o modelo a ser adquirido, por favor, entre em contato clicando no ícone do WhatsApp no canto inferior direito dessa página, dessa maneira iremos lhe atender e com certeza lhe ajudar da melhor maneira possível e isso será um prazer!

Sobre a loja

A Kaiaques é a sua loja especializada em caiaque para pesca, temos o maior catálogo de caiaque duplo e individual da internet. Com os preços e as condições mais acessíveis, lhe oferecemos o melhor e mais especializado atendimento. Se deseja comprar caiaque aqui é o lugar certo.

Pague com
  • Pagar.me V2
Selos
  • Site Seguro

JORNADA NA PESCA COMERCIO DE ARTIGOS DE PESCA LTDA - CNPJ: 34.522.687/0001-47 © Todos os direitos reservados. 2021